O airbag é um dos itens mais importantes na segurança veicular, junto com o cinto de segurança.
Esse sistema, que reduz as lesões nos ocupantes durante uma colisão, evitando assim mortes ou ferimentos graves, pode dar problema.
E isso é indicado no painel do carro. Então, se você estiver vendo a luz do airbag acesa no painel do seu carro, o que fazer?
Bem, airbag é o nome do dispositivo infláveis, composto por bolsas de ar, que se enchem em milésimos de segundos, criando um colchão cheio de gás que amortece o corpo do condutor e passageiro durante a desaceleração provocada por um impacto direto no carro.
Essas bolsas infláveis são usadas geralmente no volante e sobre o porta-luvas dos carros, mas existem alguns que possuem o dispositivo no teto, sobre o para-brisa,também são usadas sobre as janelas laterais para proteger cabeça e ombro, assim como nas portas (para efeito semelhante) e sob o painel (joelhos).
Toda vez que a partida vai ser dada num automóvel com airbag, no momento de acionamento do contato, um check de segurança é feito em todos os sistemas e dispositivos eletro-eletrônicos do veículo. Um deles diz respeito às bolsas infláveis de proteção dos passageiros.
Trata-se de uma luz-espia que se acende por cerca de 5 segundos. Essa luz do airbag acesa não indica problema nessa fase pré-funcionamento do motor. Apenas informa que o sistema foi checado e que tu está bem. Mas, isso é somente se a luz apagar após esse período de tempo.
Se a luz do airbag acesa continuar, aí sim, é sinal de problema e grave. Afinal, qualquer intercorrência no sistema pode comprometer a segurança com o não acionamento das bolsas infláveis numa colisão, o que pode ser fatal, dependendo do impacto.
Com a luz do airbag acesa, o condutor deve imediatamente procurar oficina especializada nesse tipo de equipamento, não sem antes desligar e religar o carro para ver se não é um mau contato. Mesmo que seja isso, é importante verificar o que o motivou.
Existe preocupação? Além da não deflagração do airbag em caso de acidente, existe uma coisa pior, a do próprio inflador está com defeito de fábrica, como no caso da japonesa Takata, podendo assim literalmente explodir durante o acionamento, projetando estilhaços metálicos, potencialmente fatais.
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